Açoriano Oriental
Costa dos Açores vai ser coberta por sistema de vigilância
O diretor-geral da Autoridade Marítima anunciou hoje que toda a faixa costeira dos Açores vai ser coberta pelo sistema de vigilância "Costa Segura", estando também outros investimentos previstos para várias ilhas
Costa dos Açores vai ser coberta por sistema de vigilância

Autor: LUSA/AO online

"O programa ‘Costa Segura’ tem previsto o seu desenvolvimento a nível nacional em 2017 e 2018, prevendo a cobertura total das águas costeiras do país, e toda a Região Autónoma dos Açores terá a sua faixa costeira coberta por um sistema cujas imagens vão ser partilhadas com a Marinha e outras entidades que necessitem dessa informação”, disse o vice-almirante Silva Ribeiro.

O também responsável pelo Comando-Geral da Polícia Marítima falava em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na tomada de posse do chefe do Departamento Marítimo dos Açores e comandante Regional dos Açores da Polícia Marítima, comodoro Valentim Rodrigues, que substitui o capitão-de-mar-e-guerra Cruz Martins.

Silva Ribeiro adiantou que se estima inaugurar este mês a estação “Costa Segura” da Horta, na ilha do Faial, e, em dezembro, a do Corvo.

Cada estação do sistema “Costa Segura” possui um radar com uma cobertura de 24 milhas (cerca de 45 quilómetros), uma câmara ótica térmica com capacidade de visão diurna e noturna e um alcance de cerca de três quilómetros, um sistema automático de identificação (AIS) e seguimento de alvos, com alarmes associados, rádio vhf e um ‘software’ de integração e gestão da informação.

“O sistema ‘Costa Segura’, embora tenha como função prioritária apoiar os capitães dos portos no exercício das suas competências com a autoridade marítima local, constitui, supletivamente, um multiplicador de forças dos comandos locais da Polícia Marítima, na medida em que permite monitorizar a navegação, contribuindo para a deteção de atividades ilícitas no mar, como a pesca não autorizada”, explicou.

Silva Ribeiro anunciou, ainda, um reforço de recursos humanos no âmbito do salvamento e socorro nos Açores com a colocação de cinco tripulantes de embarcações salva-vidas que serão afetos às capitanias de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, estas duas últimas na ilha Terceira.

O vice-almirante referiu, também, que na sequência do curso de formação de agentes a decorrer é “prioridade reforçar” o dispositivo da Polícia Marítima na região com novos elementos.

O diretor-geral da Autoridade Marítima informou que em relação aos meios náuticos o secretário de Estado da Defesa já referiu que “será desbloqueada, ainda em 2016”, a verba necessária à construção do primeiro salva-vidas da classe Vigilante 21, que será afeto ao porto da Horta, substituindo a unidade existente.

“Está igualmente planeada a aquisição, a curto prazo, de três novas embarcações semirrígidas, cabinadas, sendo intenção que sejam empregadas ao serviço das autoridades marítimas de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Flores e Pico, ainda no primeiro trimestre de 2017", concluiu o responsável.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados