Açoriano Oriental
Costa afirma que crescimento económico só excede expetativas de quem foi catastrofista
O primeiro-ministro considerou hoje "encorajadores" os mais recentes dados sobre o crescimento da economia portuguesa e afirmou que os resultados verificados no terceiro trimestre de 2016 só excedem a expetativa da corrente que fez previsões catastróficas.
Costa afirma que crescimento económico só excede expetativas de quem foi catastrofista

Autor: Lusa/AO Online

 

António Costa falava aos jornalistas após ter estado reunido com o primeiro-ministro de Marrocos, Abdelilah Benkirane, à margem da conferência do clima de Marraquexe (COP22).

Segundo a estimativa rápida hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu 1,6% no terceiro trimestre deste ano em termos homólogos e 0,8% face ao trimestre anterior, acima das previsões dos analistas.

De acordo com o primeiro-ministro, a estimativa do INE "confirma" as perspetivas do seu executivo, "com forte crescimento das exportações, aceleração da economia e, mais importante que tudo, com criação de emprego".

Questionado se estes resultados excedem a expetativa do executivo, António Costa contrapôs que "excedem sobretudo as expetativas de quem durante todo o ano andou a fazer previsões catastróficas".

"Entendo que é um resultado encorajador e que o Governo tem ainda muito trabalho pela frente", declarou.

Ainda sobre a estimativa rápida hoje divulgada pelo INE em relação ao terceiro trimestre do ano, o primeiro-ministro referiu que o país "atravessou uma crise muito grande, teve uma enorme recessão e um enorme aumento do desemprego", razão pela qual "o esforço de recuperação será prolongado".

"Este resultado é encorajador, estimula a seguir em frente, mas há que continuar a trabalhar. Ninguém pode estar satisfeito com uma taxa de desemprego ainda acima dos 10 por cento, apesar de estarmos perante bons sinais e, como se vê, o país está a andar para a frente e não para trás", disse.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados