Açoriano Oriental
Coreias prosseguem maratona negocial de alto nível para evitar conflito
Representantes de alto nível da Coreia do Norte e da Coreia do Sul prosseguem com a segunda ronda de negociações, que dura há aproximadamente 18 horas, para evitar uma escalada bélica face ao contexto de crise.
Coreias prosseguem maratona negocial de alto nível para evitar conflito

Autor: Lusa/AO online

 

A reunião, que se realiza na aldeia fronteiriça de Panmunjom, onde foi precisamente assinado o cessar-fogo da guerra coreana de 1950-53, teve início às 15:30 de domingo (07:00 em Lisboa).

Trata-se da segunda ronda de negociações depois de as partes não terem alcançado um acordo num primeiro encontro no sábado, que durou mais de dez horas.

Não foram divulgadas informações oficiais sobre o desenrolar da reunião.

A Coreia do Norte ameaçou a do Sul que iniciaria uma "guerra total" se Seul não suspendesse o que considera operações de propaganda.

Pyongyang quer que Seul retire os altifalantes que emitem mensagens de propaganda contra o regime de Pyongyang na Zona Desmilitarizada (DMZ) que divide os dois países.

A tensão estalou na quinta-feira, quando Seul acusou Pyongyang de disparar contra uma das suas unidades militares, e respondeu com o lançamento de três dezenas de rondas de artilharia na direção do Norte.

Participam na reunião de alto nível, pelo lado sul-coreano, o diretor do Departamento de Segurança Nacional, Kim Kwan-jin, e o ministro da Unificação, Hong Yong-pyo. Já a Coreia do Norte faz-se representar por Hwang Pyong-so, vice-marechal do Exército Popular, e Kim Yang-gon, diretor do Departamento da Frente Unida do Partido dos Trabalhadores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados