Açoriano Oriental
Continente, Madeira e Açores com risco 'muito elevado' de exposição aos raios UV

Todas as regiões de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Continente, Madeira e Açores com risco 'muito elevado' de exposição aos raios UV

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o Instituto, todas as regiões de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje um risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ (Ponta Delgada, ilha de São Miguel) de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, sendo moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante norte com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida de temperatura nas regiões do interior e no Algarve.

Na Madeira, céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha e no Porto Santo e vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora nos extremos leste e oeste.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos na madrugada e manhã e vento bonançoso a moderado, sendo fresco com rajadas da ordem dos 55 quilómetros por hora no grupo ocidental (ilhas Flores e Corvo).

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 26 graus celsius, no Porto entre 13 e 23, em Braga entre 12 e 26, em Viana do castelo entre 13 e 23, em Vila Real entre 12 e 26, em Viseu entre 11 e 26, em Bragança entre 10 e 26, na Guarda entre 10 e 23, em Aveiro entre 15 e 22, em Coimbra entre 12 e 25, em Castelo Branco entre 14 e 31, em Portalegre entre 13 e 29, em Leiria entre 14 e 23, em Santarém entre 15 e 29, em Évora entre 13 e 32, em Beja entre 13 e 32, em Setúbal 15 e 29 e em Faro entre 19 e 32.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre 21 e 28, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 19 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 25.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados