Açoriano Oriental
Continente, Madeira e Açores com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

Todas as regiões de Portugal continental, Madeira e Açores apresentam hoje risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Autor: Lusa/AO Online


De acordo com o IPMA, todas as regiões estão com risco ‘muito elevado’ com exceção dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), Angra do Heroísmo (Terceira), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores (Flores) que estão com níveis ‘elevados’.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco ‘moderado’ são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste das regiões Centro e Sul até meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, sendo fraco a moderado do quadrante norte nas terras altas

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento moderado de nordeste, soprando forte com rajadas até 65 quilómetros por hora no extremo leste com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento moderado a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 31 graus Celsius, no Porto entre 15 e 29, em Braga entre 13 e 32, em Viana do Castelo entre 15 e 30, em Vila Real entre 16 e 32, em Bragança entre 14 e 31, em Viseu entre 15 e 33, na Guarda entre 15 e 29, em Coimbra entre 16 e 32, em Castelo Branco entre 21 e 36, em Portalegre entre 20 e 35, em Leiria entre 16 e 28, em Santarém entre 17 e 36, em Aveiro entre 17 e 26, em Setúbal entre 17 e 34, em Évora entre 16 e 37, em Beja entre 16 e 36 e em Faro entre 21 e 31.

No Funchal (Madeira) as temperaturas vão oscilar entre 22 e 27, em Ponta Delgada (São Miguel, Açores), Angra do Heroísmo (Terceira) entre 21 e 27, em Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) entre 22 e 27.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados