Política

Contencioso autonómico está ultrapassado diz Jaime Gama

Contencioso autonómico está ultrapassado diz Jaime Gama

 

Lusa / AO online   Regional   23 de Jun de 2010, 11:21

Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, considera que está ultrapassada a fase de incompreensão quanto às autonomias regionais.
“Já estamos noutra fase da vida política nacional e regional”, respondeu aos jornalistas quando questionado acerca da problemática das autonomias.

Jaime Gama falava no âmbito da conferência “A República, os Açores e a Autonomia” que encerrou as comemorações do centenário da república, rejeitando que possam persistir mal entendidos no âmbito das autonomias regionais.

“Estamos numa fase de maior criação, maior problematização, mais ousadia na discussão dos problemas mas já não estamos nessa etapa. Acho que essa problemática é datada, não é uma problemática actual nem de futuro”, disse.

Num longo discurso, o presidente da Assembleia da República, debruçou-se na transição entre a monarquia e a primeira república e defendeu a teoria de que a “república merece ser mais estudada”.

Jaime Gama falou ainda da forma como o processo autonómico deve ser encarado e que muitos dos historiadores e teóricos de índole muito autonomista se concentram na questão autonómica “ignorando todo o resto”.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.