Açoriano Oriental
Consumo de combustíveis caiu 13,1% no 3º trimestre de 2012
A procura nacional de combustíveis derivados do petróleo caiu 13,1% no terceiro trimestre deste ano, período em que os preços do litro da gasolina e do gasóleo aumentaram 7,9 e 8,9 cêntimos, respetivamente.
Consumo de combustíveis caiu 13,1% no 3º trimestre de 2012

Autor: Lusa/AO Online

Segundo revela o Relatório trimestral do sector dos combustíveis rodoviários e gás engarrafado - 3.º trimestre de 2012, divulgado esta segunda-feira pela Autoridade da Concorrência, a procura de combustíveis continua em queda, tendo no terceiro trimestre de 2012 diminuído 13,1% em relação ao período homólogo do ano anterior.

O país consumiu menos 39,2 milhares de toneladas de derivados de petróleo, uma diminuição a que só escapou o jet-fuel (cresceu 0,9%).

O consumo de gasolina decresceu 9,1%, enquanto o gasóleo diminuiu 10,7%.

Neste período e ainda segundo a Autoridade da Concorrência, o preço de venda ao público da gasolina aumentou 5%, o que significou um incremento de 7,9 cêntimos no preço por litro. No gasóleo o aumento foi mais significativo, tendo atingido os 6,4%, o que significou um crescimento no preço de 8,9 cêntimos em cada litro.

Em apreciável crescimento continuam os combustíveis vendidos pelos postos de abastecimentos dos supermercados ('low cost'), que passaram de uma quota de mercado de 20% para 30%, no último ano.

A razão fundamental tem a ver com o preço oferecido, que em média é 12,4 cêntimos mais barato do que nos postos convencionais.

Em queda estão os preços do gás, que no caso do propano caiu em relação ao trimestre homólogo 7%, enquanto o butano diminui 4%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados