Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se em Ponta Delgada

Conselho Mundial das Casas dos Açores reúne-se em Ponta Delgada

 

Lusa/AO online   Regional   27 de Ago de 2012, 15:53

A XV Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores começa na quinta-feira em Ponta Delgada para analisar questões relacionadas com as comunidades emigrantes açorianas, contando pela primeira vez com a participação de jovens dessas comunidades

A reunião, hoje anunciada pelo Governo Regional dos Açores, prolonga-se até 3 de setembro e inclui um debate sobre o futuro do Conselho Mundial das Casas dos Açores e a atribuição de medalhas de mérito e da distinção de ‘Produto Açoriano de Qualidade’.

Neste encontro estarão presentes 25 representantes das Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial e oito observadores de diversas entidades ligadas ao fenómeno migratório, nomeadamente da Associação de Emigrantes dos Açores.

A presença de um jovem em representação de cada uma das Casas dos Açores é a grande novidade desta reunião, numa iniciativa que pretende fomentar a participação das gerações mais novas nas questões relacionadas com as comunidades em que se inserem.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores foi fundado em 1997 na cidade da Horta, no Faial, tendo como objetivo unir as comunidades açorianas na defesa dos seus interesses, mas também divulgar os Açores e a sua cultura nas áreas de influência destas instituições.

Atualmente, este órgão integra 13 Casas dos Açores, das quais três em Portugal (Norte, Lisboa e Algarve), quatro no Brasil (Rio de Janeiro, S. Paulo, Ilha de Santa Catarina e Estado do Rio Grande do Sul), três no Canadá (Quebeque, Ontário e Winnipeg) e duas nos EUA (Nova Inglaterra e Hilmar), sendo a restante no Uruguai.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.