Açoriano Oriental
Conselho de Segurança da ONU debate Coreia do Norte na quinta-feira

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do Conselho de Segurança da ONU reúnem-se na quinta-feira para discutir a proliferação de armas de destruição maciça, nomeadamente a ameaça representada pela Coreia do Norte, disseram fontes diplomáticas.

Conselho de Segurança da ONU debate Coreia do Norte na quinta-feira

Autor: Lusa/AO online


Os Estados Unidos fizeram a proposta da reunião, que se realiza durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque.

O objetivo da reunião “é discutir formas de o Conselho de Segurança melhorar a aplicação de resoluções que adotou, no sentido de prevenir a proliferação das armas mais perigosas do mundo”, indica uma informação dos Estados Unidos sobre a reunião, citada pela agência de notícias AFP.

O Conselho de Segurança, por iniciativa dos Estados Unidos, adotou na segunda-feira mais uma resolução contemplando sanções contra a Coreia do Norte, proibindo nomeadamente as exportações de têxteis e reduzindo o abastecimento de petróleo, na sequência do ensaio nuclear feito por Pyongyang no último dia 03.

Segundo fontes diplomáticas a reunião de quinta-feira visa evidenciar a unidade que existe a nível mundial face ao regime norte-coreano.

Na sexta-feira a Coreia do Norte lançou um novo míssil na direção do Japão em resposta a recentes sanções da ONU. O líder do país, Kim Jong-un disse que o objetivo foi “acalmar a beligerância” dos Estados Unidos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados