Açoriano Oriental
Conselho de Ilha de São Miguel só será reativado após as eleições dos Açores
A reativação do Conselho de Ilha de São Miguel só vai ocorrer após as eleições legislativas regionais, a 16 de outubro, disse hoje à agência Lusa o presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada
Conselho de Ilha de São Miguel só será reativado após as eleições dos Açores

Autor: LUSA/AO online

Após um encontro que reuniu em Ponta Delgada, São Miguel, presidentes de câmaras e de assembleias municipais da ilha, Rego Costa afirmou que "não foi considerado oportuno e útil" a reativação neste período pré-eleitoral.

O Conselho de Ilha é um organismo consultivo onde têm assento representantes das câmaras e assembleia municipais, deputados regionais e forças representativas da sociedade civil, de empresários, associações ambientalistas, pescas e agricultura, entre outras.

A 25 de fevereiro, o Conselho de Ilha de São Miguel não conseguiu eleger uma nova direção, tendo a maioria dos seus membros votado, de braço no ar, um adiamento por 15 dias que visava alcançar uma lista consensual.

Nesse dia, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, apresentou a candidatura à liderança do organismo, tendo proposto ao presidente da Associação Agrícola de São Miguel que a aceitasse integrar, o que foi recusado por Jorge Rita.

Este avançou, posteriormente, com a sua própria candidatura.

Perante a apresentação da candidatura de Jorge Rita, o autarca Ricardo Rodrigues pediu à mesa o adiamento da eleição, de forma a encontrar uma lista consensual, o que mereceu a aprovação.

A 10 de março, o presidente do Conselho de Ilha de São Miguel, Noé Rodrigues, voltou a suspender a reunião para eleger a nova direção por terem sido levantadas dúvidas sobre a legitimidade de voto dos representantes das juntas de freguesia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados