Açoriano Oriental
Conselho de Ilha de Santa Maria quer que governo revele "medidas concretas e significantes"
O Conselho de Ilha de Santa Maria pretende que o Governo dos Açores revele que “medidas concretas e significantes” estão previstas para 2012, questionando ainda os benefícios que Santa Maria tem por ser considerada uma ‘Ilha de Coesão’.
Conselho de Ilha de Santa Maria quer que governo revele "medidas concretas e significantes"

Autor: Lusa/AO Online

“Quais as medidas concretas e significantes que preveem efetuar nesta ilha em 2012?”, pergunta o Conselho de Ilha, órgão que representa a sociedade civil, num memorando dirigido ao presidente do executivo regional, Carlos César, onde apresenta mais de duas dezenas de questões que pretende ver esclarecidas.

As respostas serão dadas na sexta-feira por cada um dos membros do Governo Regional na reunião do executivo com o Conselho de Ilha, no quadro da visita estatutária que o governo açoriano realiza a Santa Maria.

Neste documento, os conselheiros pretendem ainda ser esclarecidos sobre os “benefícios” de que Santa Maria tem usufruído ao nível de “investimentos públicos diferenciadores e necessários” por ser considerada uma ‘Ilha de Coesão’, designação que abrange as ilhas menos desenvolvidas do arquipélago.

O memorando, aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho de Ilha, solicita ao executivo esclarecimentos sobre inúmeras questões, nomeadamente quando começam as obras do campo da golfe, porque não está prevista a construção do Centro de Dia para idosos em S. Pedro ou se está prevista a recuperação da Casa de Cinema do Aeroporto ou a construção de um espaço similar.

A promoção turística de Santa Maria é outra preocupação do Conselho de Ilha, que também pretende saber o investimento previsto para o Centro de Saúde e qual a política de habitação social que o executivo pretende desenvolver na ilha.

A necessidade de uma intervenção imediata no Forte de S. João Baptista, a conclusão das obras no Parque Florestal, a criação de um depósito para resíduos da construção civil e a degradação de património do Estado na ilha são outras questões que os conselheiros pretendem ver esclarecidas pelos membros do executivo regional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados