Açoriano Oriental
Conselho de Ilha da Graciosa pede ao Governo que adie fecho de laboratórios
O Conselho de ilha da Graciosa vai pedir ao Governo dos Açores, numa reunião na segunda-feira, para não encerrar o serviço local de análises a partir das 16:00, pelo menos até "a medida ser pacífica na comunidade médica".
Conselho de Ilha da Graciosa pede ao Governo que adie fecho de laboratórios

Autor: LUSA/AOnline

Esta é uma das reivindicações que o Conselho de Ilha integrou no memorando que enviou ao executivo regional para a reunião que decorrerá na segunda-feira, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à Graciosa.

O Conselho de Ilha da Graciosa pede o adiamento da decisão de fechar os laboratórios de análises nas ilhas sem hospital entre as 16:00 e as 08:00, período durante o qual será usado o equipamento ‘point of care’, que permite uma análise de sangue rápida.

Ainda no âmbito da Saúde, no mesmo memorando enviado ao executivo, a que a Lusa teve hoje acesso, os conselheiros pedem para se “resolver a questão da deslocação dos especialistas” à ilha (médicos de especialidades hospitalares) e para ser contratado “mais um médico”, dois enfermeiros, um técnico cardiopeneumologista e um terapeuta da fala.

A nível dos transportes, a Graciosa “chama a atenção para a SATA, horários e escalas em ‘gateways’, disponibilidade de lugares e que esta companhia tenha em atenção o desenvolvimento turístico desta ilha”.

O memorando insiste, por outro lado, no lançamento do concurso para a construção de uma marina na ilha e, no setor da agricultura, que seja iniciada a obra do matadouro.

O documento chama também a atenção para a questão do fim das quotas leiteiras, em 2015.

“A Graciosa é uma ilha produtora de leite, as quotas leiteiras vão acabar e é importante ter atenção que os fatores de produção são mais caros cá e o leite é vendido a um preço inferior, por isso neste processo precisamos ser vistos com uma especificidade própria”, lê-se no memorando.

O estatuto político-administrativo dos Açores estabelece que o executivo regional tem de visitar uma vez por ano todas as nove ilhas do arquipélago e reunir o Conselho do Governo e reunir-se com o Conselho de Ilha durante a estadia.

Os conselhos de ilha integram autoridades políticas locais e representantes dos sindicatos e associações empresariais de cada uma das ilhas dos Açores.

O executivo açoriano fica na Graciosa até quarta-feira e, além da reunião com o Conselho de Ilha, os membros do Governo têm encontros e reuniões de trabalho com autoridades e entidades locais diversas.

Da agenda do presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, faz parte o lançamento da primeira pedra da obra de remodelação e ampliação da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, a apresentação pública do projeto de consolidação do Porto de Pesca de Santa Cruz e a formalização de concessão de apoios à reabilitação de habitação degradada.

Tal como fizeram em 2013 em todas as visitas estatutárias, os membros do Governo Regional receberão os habitantes da ilha que o solicitarem, estando disponíveis para esse efeito, a partir das 18:00, na Escola Básica e Secundária da Graciosa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados