Açoriano Oriental
Conselho Administrativo do Fundopesca vai reunir-se a 12 de janeiro
O Governo dos Açores decidiu convocar para 12 de janeiro, na Horta, o Conselho Administrativo do Fundopesca, para analisar as descargas de pescado nas lotas da região em dezembro, refere uma nota do executivo.
Conselho Administrativo do Fundopesca vai reunir-se a 12 de janeiro

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o gabinete de imprensa do Governo Regional, a decisão foi tomada após a Federação das Pescas dos Açores (FPA) ter enviado um ofício ao presidente do Conselho Administrativo do Fundo Pesca a solicitar uma reunião.

O Fundopesca é um mecanismo financeiro que compensa os pescadores pela impossibilidade de irem ao mar devido ao mau tempo ou outros fatores que contribuam para a sua quebra de rendimentos.

Este apoio é acionado quando durante oito dias consecutivos ou 15 interpolados, durante um mês, o mau tempo impede a saída para o mar dos pescadores ou não há descarga de pescado em lota.

O presidente da FPA, José António Fernandes, declarou esta manhã à agência Lusa ser necessário ativar o Fundopesca devido à quebra de rendimentos dos pescadores em 2014.

“Nós tivemos um ano com uma quebra de rendimentos muito grande. Já no final do verão, quando tivemos a analisar o número do bonito (atum) vimos que os armadores tiveram penalizações muito fortes pela não passagem de cardumes no mar dos Açores”, disse José António Fernandes.

Têm assento no Conselho Administrativo do Fundopesca, órgão consultivo, representantes dos pescadores, dos armadores, da Lotaçor e das secretarias regionais da Solidariedade Social e do Mar, Ciência e Tecnologia.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados