Açoriano Oriental
Conselheiro de Medvedev acusa McDonald's e Coca-Cola de travarem guerra contra a Rússia
Um conselheiro do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, acusou esta quinta-feira as empresas norte-americanas McDonald's e Coca-Cola de travarem "uma guerra" contra a Rússia, tendo como pano de fundo a guerra civil na Ucrânia.
Conselheiro de Medvedev acusa McDonald's e Coca-Cola de travarem guerra contra a Rússia

Autor: Lusa/AO online

 

"O 'marketing' agressivo das duas empresas, que nada têm a ver com as tradições alimentares russas, é comparável a uma operação de guerra contra o nosso povo", declarou Guennadi Onichenko, antigo diretor dos serviços médicos russos, citado pela agência noticiosa russa Ria-Novosti.

No verão passado, Onichenko tinha considerado a Coca-Cola e a Pepsi "verdadeiras armas químicas", lamentando que as bebidas não integrem a lista de produtos abrangidos pelo embargo alimentar russo.

Em agosto último, Moscovo decretou um embargo a produtos alimentares provenientes da UE e dos Estados Unidos, que adotaram uma série de medidas contra Moscovo, depois de terem acusado o regime russo de apoiar militarmente os separatistas no leste da Ucrânia.

Ao mesmo tempo, a cadeia de 'fast food' McDonald's foi alvo de centenas de inspeções das autoridades sanitárias russas, tendo sido acusada "de fraude" e "violações repetidas" das normas sanitárias.

A McDonald's foi obrigada a fechar nove restaurantes em Moscovo e na região, alguns dos quais reabriram posteriormente.

Diretor-geral dos serviços médicos russos durante quase 20 anos, Guennadi Onichenko, que deixou o cargo em 2013, é conhecido por estar na origem de proibições, oficialmente por razões sanitárias, contra produtos das antigas repúblicas soviéticas com as as quais Moscovo mantinha relações difíceis.

Em 2006, baniu vinhos e águas minerais da Geórgia, república do Cáucaso que tentava então uma aproximação ao ocidente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados