Açoriano Oriental
Condenado adolescente de 14 anos por plano de atentado em Viena
A justiça austríaca condenou a dois anos de prisão um adolescente de 14 anos, acusado de planear fazer explodir uma bomba numa estação de Viena, no outono, em nome do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Condenado adolescente de 14 anos por plano de atentado em Viena

Autor: Lusa/AO online

 

Depois do atentado, o adolescente de origem turca, que vai cumprir oito meses de prisão efetiva, pretendia juntar-se ao EI na Síria.

Julgado por "participação num atentado terrorista", o acusado reconheceu os factos, no tribunal de Sankt-Polten, a 70 quilómetros a oeste de Viena.

Devido à idade do acusado, que já cumpriu cinco meses em detenção, a pena máxima era de cinco anos de prisão efetiva.

O adolescente terá entrado em contacto com representantes do EI em Viena e procurava fabricar uma bomba que iria fazer explodir em Westbahnhof, uma das principais estações ferroviárias da capital austríaca. Em seguida, queria partir para a Síria.

Durante o inquérito, as autoridades encontraram numerosas imagens extremamente violentas de propaganda do EI no computado, telefone e consola de jogos do adolescente.

O adolescente, de origem alevita, ramo do Islão xiita praticado sobretudo na Turquia, começou a aproximar-se do sunismo radical no início do ano passado.

Chegado à Áustria em 2007, o adolescente "cresceu sem pai" e foi colocado numa escola para crianças com grandes dificuldades, onde "as perspetivas profissionais são quase inexistentes", por isso "procurou ser reconhecido, pertencer a um grupo", disse o advogado de defesa Rudolf Mayer.

"Conseguem imaginar o poder de uma propaganda que diz aos jovens, cuja existência parece não ter sentido, 'podes fazer qualquer coisa boa e terás dinheiro e mulheres por isso'?, argumentou o advogado, que disse ter ficado satisfeito com a sentença do tribunal.

A avaliação psiquiátrica do adolescente estabeleceu que, apesar de "falta de maturidade", o acusado era penalmente responsável pelos atos.

Mais de 200 pessoas, incluindo mulheres e menores, viajaram da Áustria para a Síria e Iraque, de acordo com as autoridades. Cerca de 70 suspeitos regressaram ao país e vários aguardam julgamento.

Um tribunal de Viena julgava hoje, num outro caso, uma adolescente de 16 anos, acusada de pretender juntar-se ao EI na Síria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados