Açoriano Oriental
Conclave para eleger sucessor de Bento XVI vai começar no dia 12
O Vaticano anunciou esta sexta-feira que o conclave para eleger o próximo papa vai começar na próxima terça-feira, dia 12.
Conclave para eleger sucessor de Bento XVI vai começar no dia 12

Autor: Lusa/AO Online

Uma declaração oficial saída da reunião de hoje dos cardeais fixa assim a data do início da reunião em que será escolhido o sucessor de Bento XVI, que anunciou a sua resignação em 11 de fevereiro último.

Esta espécie de pré-conclave está a decorrer em Roma, desde segunda-feira, com mais de 150 cardeais eleitores (com menos de 80 anos, à data da resignação) e não eleitores.

Segundo o comunicado oficial, o dia 12 será marcado por uma eucaristia conjunta e depois, durante a tarde, os cardeais ficarão recolherão à Capela Sistina, onde ficarão em conclave, para a eleição do novo papa.

Esta fase interina começou a 28 de fevereiro, às 19:00, com a resignação efetiva de Bento XVI, de 85 anos, anunciada a 11 de fevereiro.

O Vaticano já indicou esperar a eleição de um novo papa "até à Páscoa", a 31 de março, e muitos cardeais manifestaram vontade de regressar aos seus países para o domingo de ramos, a 24 de março.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados