Açoriano Oriental
Comissário europeu do Ambiente e Pescas visita Açores na quinta e sexta-feira
O comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, visita os Açores na quinta e na sexta-feira, onde, entre outras iniciativas, tem uma audiência com o presidente do Governo Regional.
Comissário europeu do Ambiente e Pescas visita Açores na quinta e sexta-feira

Autor: Lusa/AO Online
Aos jornalistas, o presidente do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, considerou hoje esta deslocação como “uma boa oportunidade para que ao nível da Comissão Europeia” haja “um conhecimento mais direto” da realidade regional.
“Esta deslocação do comissário insere-se num programa que tem a ver, fundamentalmente, com uma conferência a propósito do planeamento espacial marítimo, mas isso não invalida que haja a oportunidade, não apenas para um contacto mais direto com o Governo Regional, mas também proporcionarmos um contacto com parceiros sociais deste setor”, afirmou Vasco Cordeiro em Santa Cruz, na Graciosa, ilha onde hoje o executivo regional termina a visita estatutária.
Para o presidente do executivo açoriano, “é importante que da Comissão Europeia haja um conhecimento” dos desafios com que a região está confrontada, assim como do trabalho em curso na região e a “forma como se torna necessário atender a uma realidade específica, insular, arquipelágica, ultraperiférica como o caso dos Açores”.
À pergunta se vai sensibilizar o comissário europeu para alguma matéria mais premente, Vasco Cordeiro declarou que “há questões que têm a ver com aspetos relativos à gestão de quotas que a Comissão Europeia estabelece, à forma como isso se relaciona com as artes de pesca e o tipo de embarcação”.
O comissário Karmenu Vella inicia na quinta-feira uma visita oficial de dois dias à Região Autónoma dos Açores, na sequência do convite feito no início de março pelo presidente do Governo Regional, cumprindo um programa paralelo à realização da 6.ª Conferência da Comissão Europeia sobre Planeamento Espacial Marítimo, informa o gabinete de imprensa do executivo açoriano.
Na quinta-feira, Karmenu Vella é recebido em audiência por Vasco Cordeiro no Palácio de Santana, em Ponta Delgada.
No mesmo dia e local, o comissário europeu encontra-se com uma delegação da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa, organismo de cooperação inter-regional presidido por Vasco Cordeiro.
O responsável da Comissão Europeia reúne-se depois com representantes açorianos dos setores das pescas, do mar e ambiente e, ao início da tarde, preside, em conjunto com Vasco Cordeiro, à conferência internacional “Maritime Spatial Planning Worldwide”, na aula magna da Universidade dos Açores.
Na sexta-feira, o comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas vai conhecer a Lotaçor, empresa pública que gere as lotas e rede de frio da região, o ilhéu de Vila Franca, uma reserva natural onde será feita uma apresentação sobre o projeto LIFE 'Safe Islands for Seabirds', e, ainda, a fábrica da COFACO e o porto de Rabo de Peixe.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados