Comissário europeu da Agricultura quer ajudar a encontrar novos mercados

Comissário europeu da Agricultura quer ajudar a encontrar novos mercados

 

Lusa/AO Online   Economia   9 de Jun de 2016, 13:26

O comissário europeu da Agricultura disse hoje que quer ajudar os agricultores a encontrar novos mercados, identificando os preços e a volatilidade como os maiores desafios para o setor.

Phil Hogan, que falava numa conferência após uma visita à Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, destacou que a sua principal preocupação é conseguir que os produtores obtenham "um preço justo" pelos seus produtos, e acrescentou que é preciso "olhar para o exterior".

Hogan já liderou, este ano, delegações comerciais, que incluíram produtores de vinho e carne de porco portugueses à Colômbia, México, China e Japão, e pretende promover iniciativas idênticas em mercados como o Vietname e a Indonésia até ao fim de 2016.

"As exportações agroalimentares europeias já valem mais de 120 mil milhões de euros por ano e tiveram um aumento anual de 33% para a China", salientou, sublinhando que o foco nas exportações pode ajudar a melhorar os preços pagos aos produtores.

O comissário europeu abordou também a crise nos mercados agrícolas, em particular no setor da carne de porco e do leite que enfrenta uma "tempestade perfeita", devido ao embargo russo, redução da procura a nível mundial e aumento da oferta, na sequência do fim das quotas leiteiras.

A comissão adotou 23 medidas para mitigar os efeitos da crise no setor leiteiro, mas o preço médio na Europa mantém-se pouco acima dos 27 cêntimos por quilo, 13% abaixo do valor pago em abril de 2015 e 19% inferior à média dos últimos cinco anos.

No setor da carne de porco, o ajustamento da oferta, associado à melhoria do desempenho das exportações permitiu uma subida média dos preços de 20% nas últimas quatro semanas, acrescentou o responsável europeu.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.