Açoriano Oriental
Comissão Juncker em Riga no arranque da presidência semestral letã da UE
O colégio da Comissão Europeia, liderado por Jean-Claude Juncker, encontra-se hoje em Riga, na tradicional visita ao país que assume a presidência rotativa da União Europeia, que neste semestre será assegurada, pela primeira vez, pela Letónia.
Comissão Juncker em Riga no arranque da presidência semestral letã da UE

Autor: Lusa/AO Online

O país báltico sucedeu à Itália na liderança do bloco europeu a 01 de janeiro, mas só esta semana é que o trabalho tem efetivamente início, com os dois executivos a discutirem as três prioridades assumidas pela presidência letã: uma UE mais competitiva, a apostar cada vez mais na agenda digital, e com uma voz forte no plano internacional.

A política externa marcará, de resto, o "semestre letão", apesar de o Tratado de Lisboa ter esvaziado quase por completo as competências das presidências rotativas da UE nesta área, com a criação do posto de Alto Representante para os Negócios Estrangeiros, recentemente assumido pela italiana Federica Mogherini.

No topo da agenda da política externa estará obviamente a relação da UE com a “vizinha” Rússia, no quadro do conflito na Ucrânia e das sanções impostas pelo bloco europeu a Moscovo, sendo também intenção da Letónia dar um novo ímpeto à Parceria a Leste.

No entanto, para já as atenções estão centradas na Grécia, face às eleições antecipadas que terão lugar a 25 de janeiro, e o impacto que as mesmas poderão ter na zona euro, em caso de vitória da formação de esquerda Syriza.

Hoje, a primeira-ministra letã, Laimdota Straujuma, encontrar-se-á com Juncker e com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, estando previstas igualmente várias reuniões entre ministros do governo letão e comissários europeus.

Esta é a primeira vez que a Letónia assume a presidência do Conselho da UE, um ano depois de ter aderido à zona euro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados