Açoriano Oriental
RTP
Comissão de Trabalhadores quer administração nomeada pelo parlamento
A Comissão de Trabalhadores da RTP defendeu hoje que o conselho de administração da empresa deve ser nomeado pelo parlamento.
Comissão de Trabalhadores quer administração nomeada pelo parlamento

Autor: LUSA/AOnline

“O novo conselho de administração, sem dever, naturalmente, dar garantias hipócritas de apartidarismo, deve ter um perfil de compromisso autêntico com o imperativo constitucional do serviço público e deve pôr esse compromisso acima das suas inclinações partidárias, religiosas ou outras”, lê-se num comunicado emitido hoje.

O documento contém 10 mandamentos para “uma administração aceitável para os trabalhadores”.

Recomenda-se uma liderança composta por pessoas com uma trajetória de serviço público, de preferência “com tarimba feita na área da rádio e/ou televisão”, o que classificam de “a antítese dos comissários políticos armados de lápis azul ou das comissões liquidatárias obcecadas com critérios economicistas”.

O novo conselho de administração deve “caracterizar-se por uma capacidade de diálogo com provas dadas, que lhe permita criar consensos com as duas componentes fundamentais do serviço público: os trabalhadores que devem prestá-lo e o público que dele deve beneficiar”, prossegue a Comissão de Trabalhadores.

O órgão representativo dos trabalhadores quer ainda que a nova administração coloque a RTP entre os mais elevados padrões de qualidade de serviço público, “aspirando a fazê-la medir-se com as estações públicas europeias” e não com as estações comerciais portuguesas.

Os trabalhadores pretendem também anular os cortes salariais e reduzir o número de direções: “Esta casa viverá bem com metade dos seus cargos de estrutura”.

Na sexta-feira, fonte governamental disse à agência Lusa que a nova administração será nomeada em breve, estando a atual a assumir a gestão até o processo estar concluído.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados