Açoriano Oriental
Comissão de inquérito ao transporte marítimo nos Açores formulou mais de 60 questões
A comissão de inquérito aos transportes marítimos nos Açores formulou hoje mais de 60 questões que pretende ver esclarecidas no âmbito da investigação que vai realizar.
Comissão de inquérito ao transporte marítimo nos Açores formulou mais de 60 questões

Autor: Lusa/AO Online

A comissão, criada por proposta do PSD, reuniu no parlamento regional, na cidade da Horta, para elaborar e aprovar o "questionário indicativo" que vai usar durante as audições e o seu regimento interno, que define a metodologia de trabalho durante os próximos 60 dias, o prazo ara a apresentação do relatório final.

O deputado social-democrata João Bruto da Costa, presidente da comissão, admite, no entanto, que durante os trabalhos ainda possam vir a surgir mais questões.

"Obviamente que podem surgir pormenores que necessitem de maior clarificação e que não sejam estanques no âmbito da comissão", explicou João Bruto da Costa.

Para já, os deputados querem saber como foi feita a escolha das tipologias dos dois barcos adquiridos para o Triângulo (ilhas do Faial, Pico e São Jorge), para o transporte de passageiros e viaturas, e também qual o fundamento para a construção de rampas 'roll-on, roll-off' em vários portos do arquipélago.

Os deputados acertaram ainda diversas perguntas relacionadas com o acidente ocorrido em novembro do ano passado no porto de São Roque do Pico, que provocou a morte a um passageiro da empresa pública açoriana de transporte marítimo Transmaçor, atingido por um cabeço de amarração que rebentou.

O deputado do PCP, Aníbal Pires, levantou a possibilidade de os trabalhos poderem vir a ser suspensos se colidirem com o inquérito judicial em curso a este acidente. No entanto, o presidente da comissão de inquérito descartou, para já, essa hipótese.

Os deputados querem também saber as razões que levaram o Governo Regional dos Açores a decidir adquirir dois novos navios para o transporte de passageiros e viaturas entre todas as ilhas do arquipélago, nomeadamente, que estudos foram efetuados para fundamentar essa opção, quais os custos de exploração previstos e que condições de operacionalidade oferecem os navios que vão ser encomendados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados