Açoriano Oriental
Comissão apresentará "nos próximos dias" nova proposta orçamento da UE para 2015
A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira que vai apresentar "nos próximos dias" uma nova proposta de orçamento da União Europeia para 2015, depois Parlamento Europeu e Conselho terem falhado um compromisso nas negociações concluídas na segunda-feira.
Comissão apresentará "nos próximos dias" nova proposta orçamento da UE para 2015

Autor: Lusa/AO Online

 

Horas após a última ronda de negociações de conciliação entre representantes da assembleia europeia e dos Estados-membros ter sido fechada sem sucesso, a comissária europeia responsável pelo Orçamento, Kristalina Georgieva admitiu hoje que as negociações entre as instituições estão a “revelar-se difíceis de fechar”, apesar dos progressos realizados, mas reafirmou o objetivo de chegar a um acordo a curto prazo.

“Nos próximos dias, a Comissão vai apresentar uma nova proposta orçamental e trabalhar com o Parlamento Europeu e os Estados-membros para alcançar um compromisso antes do final do ano. Devemos isso aos cidadãos europeus”, disse a vice-presidente da Comissão.

Na segunda-feira à noite, data limite para ser fechado um compromisso, representantes do Parlamento e do Conselho não chegaram a acordo sobre o orçamento da UE para o próximo ano, que deverá rondar os 140 mil milhões de euros.

O Parlamento condiciona a aprovação do orçamento para 2015 a retificações ao orçamento de 2014, já que, para o ano em curso, estão em falta perto de 30 mil milhões de euros.

A assembleia reclama, designadamente, o pagamento imediato de cerca de 4,7 mil milhões de euros de “faturas urgentes”, mas tem encontrado forte oposição do Conselho.

A nova proposta que a Comissão irá apresentar nos próximos dias vai ser negociada com vista a um acordo até meados de dezembro, e, se o projeto de orçamento não for aprovado na sessão plenária a 17 de dezembro, deverá ser desencadeado o regime de duodécimos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados