Ponta Delgada

Comércio tradicional de luto: faleceu José Franco da Riviera

Comércio tradicional de luto: faleceu José Franco da Riviera

 

Miguel Bettencourt Mota   Regional   4 de Mai de 2018, 14:24

José Franco, nome incontornável e emblemático do comércio tradicional de Ponta Delgada, faleceu ao início da tarde desta sexta-feira, com 84 anos.


'Zézinho da Riviera', como era carinhosamente tratado e conhecido, encontrava-se doente e estava a ser medicamente acompanhado no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).

Durante largas décadas geriu a loja Riviera em Ponta Delgada, de que era proprietário.

Porventura o mais antigo vendedor de confeção de São Miguel, abriu o espaço comercial em 1964, na Rua Machado dos Santos, a mesma artéria onde iniciou carreira ao serviço dos Armazéns Cogumbreiro.

“Sempre trabalhei aqui e cá estou até ao dia da viagem sem regresso”, gracejou o comerciante, quando foi distinguido com o 'Prémio Carreira', na edição de 2015 da revista '100 Maiores Empresas dos Açores'

José Franco deixou duas lojas naquela rua do coração de Ponta Delgada. Um homem de “detalhes”, serviu “muitos milhares de clientes e de todos os estratos sociais” durante mais de cinquenta anos.

“Ao longo da minha vida atendi poetas, pescadores, advogados, lavradores, artistas”, sinalizou na altura a este jornal, tendo-lhe sempre valido “o gosto de vender, o gosto pelas pessoas e o saber lê-las, bem como as suas necessidades".

O nome da loja foi inspirado no filme ‘Até à Vista, Riviera’, a grafia desenhada por Teófilo Frazão e a primeira publicidade e comunicação da loja feita pelo falecido Victor Cruz lembrou, então, o distinguido, puxando ‘uma fita’ de 52 anos de dedicação.

Sonhava ainda com novas sequelas e auspiciava um futuro de “ainda mais qualidade” para a loja. Partiu seguro de que essas ambições se viriam a concretizar pelas mãos dos seus dois sobrinhos e colaboradores, a quem passou o saber.

Funeral realiza-se este sábado

O funeral de José Franco realiza-se este sábado no cemitério de São Joaquim, após a missa de corpo presente que terá lugar às 14 horas na capela daquele mesmo espaço fúnebre de Ponta Delgada. 







Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.