Açoriano Oriental
Saúde
Comer espinafres e legumes verdes reduz risco de diabetes do tipo 2
Comer mais espinafres ou outros legumes verdes - como brócolos ou couves - reduz o risco de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença em todo o mundo, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.
Comer espinafres e legumes verdes reduz risco de diabetes do tipo 2

Autor: Lusa / AO online
Trata-se de uma área controversa e os autores da investigação alertam que são necessárias pesquisas complementares para confirmar estes resultados.

A equipa de Patrice Carter, da Universidade de Leicester (Reino Unido), reviu seis estudos feitos nos Estados Unidos, na China e na Finlândia, em que foram estudadas, no total, 220 mil pessoas para explorar a ligação entre o consumo de frutas e legumes e a ocorrência de diabetes de tipo 2 nos adultos.

Comer uma porção e meia (cerca de 120 gramas) suplementar de legumes verdes por dia reduz o risco de diabetes em 14 por cento, mas aumentar o consumo de frutas e outros legumes tem um impacto marginal, refere o estudo.

Os autores defendem que os antioxidantes e o magnésio destes vegetais podem desempenhar um papel benéfico para a saúde.

A forma mais frequente da diabetes (90 por cento dos casos são de tipo 2) espalhou-se rapidamente dos países ricos para os países em desenvolvimento, a par da progressão da obesidade, devido ao sedentarismo e a uma alimentação rica em açúcares e gorduras.

Mais de 220 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes, uma doença que matou mais de um milhão de pessoas em 2005, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados