Açoriano Oriental
Comemorações oficiais do 10 de junho arrancam dia 09 em Lamego
O programa das comemorações oficiais do 10 de Junho, que terão como sede Lamego, volta este ano a ter início dia 09 e, além das tradicionais cerimónia militar e sessão solene, inclui um encontro sobre interioridade e os jovens.
Comemorações oficiais do 10 de junho arrancam dia 09 em Lamego

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com uma nota divulgada hoje pela Presidência da República, o programa oficial das comemorações inicia-se no dia 09 de junho, pelas 10:00, com a habitual cerimónia do içar da bandeira nacional pelo Presidente da República, na avenida Visconde Guedes Teixeira, em Lamego.

Logo de seguida, no Largo Camões, irá decorrer uma homenagem a D. Miguel de Portugal, seguindo depois o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, para a Igreja do Mosteiro das Chagas, que irá visitar e assistir a uma atuação do coro da Universidade Sénior.

Pelas 10:45, nos Paços do Concelho, Cavaco Silva irá descerrar uma placa alusiva à ocasião, decorrendo depois uma sessão solene oferecida pela Câmara Municipal de Lamego.

Ao almoço, e tal como tem acontecido nos últimos anos, o Presidente da República juntará nos claustros da Sé de Lamego um conjunto de personalidades que, no último ano, se destacaram no âmbito das suas atividades profissionais.

Já à tarde, às 15:00, Cavaco Silva irá inaugurar no Museu Diocesano a exposição "Santiago por Portugal".

Uma hora mais tarde, o Presidente da República encerrará o encontro "A Interioridade e os Desafios da Emancipação Jovem", promovido pelo Conselho Nacional da Juventude.

O primeiro dia do programa oficial das comemorações do 10 de Junho terminará com a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático acreditado em Portugal, seguido de um jantar oferecido pelo Presidente da República.

No dia seguinte irão realizar-se as tradicionais cerimónias militar e sessão solene comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A cerimónia militar irá realizar-se no Largo da Feira, enquanto a sessão solene decorrerá no centro multiusos de Lamego.

O programa das comemorações oficiais terminará com um almoço oferecido pelo presidente da câmara de Lamego, na Quinta da Pacheca.

Este ano, Cavaco Silva nomeou como presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal a investigadora Elvira Fortunato.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados