Açoriano Oriental
Começou a missa que dá início ao Conclave que vai eleger sucessor de Bento XVI
A missa que dá início ao conclave para eleger o próximo papa começou esta segunda-feira às 10:00 na Basílica de São Pedro (8h00 nos Açores), presidida pelo cardeal decano, Angelo Sodano, e aberta a todos os fiéis que desejem assistir.
Começou a missa que dá início ao Conclave que vai eleger sucessor de Bento XVI

Autor: Lusa/AO Online

À missa, intitulada "Pro eligendo Pontifice", assistirá o Corpo Diplomático e todos os fiéis que queiram fazê-lo.

Os 115 cardeais eleitores estão instalados desde hoje de manhã na residência de Santa Marta, no Vaticano, onde começaram a chegar cerca das 07:00 (06:00 em Lisboa) e onde deverão comer e dormir enquanto durar o conclave.

Antes do início da reunião secreta, durante a qual estão impedidos de comunicar com o mundo, alguns cardeais recorreram ao Twitter para se despedirem dos seus fiéis.

"Último tweet antes do conclave: Que o Nosso Pai ouça e responda com amor e misericórdia a todas as orações e sacrifícios oferecidos por um resultado frutuoso. Deus nos abençoe!", escreveu o cardeal sul-africano Wilfrid Napier.

A "Domus Sanctae Marthae", nome oficial da residência, fica a poucos metros da Basílica de São Pedro e é um moderno edifício de cinco pisos com 106 suites, 22 quartos individuais, um apartamento e numerosos salões, pelos quais os cardeais foram distribuídos por sorteio.

Após a missa de hoje, os cardeais almoçam na residência de Santa Marta e cerca das 15:15 (hora de Lisboa) reúnem-se na capela Paulina, do Palácio Apostólico, e dirigem-se, em procissão, para a Capela Sistina, onde se celebrará o conclave.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados