Começa hoje a semana em Nova Iorque dedicada a José Saramago

Começa hoje a semana em Nova Iorque dedicada a José Saramago

 

Lusa/AO Online   Internacional   26 de Out de 2011, 07:46

Sessões de cinema, encontros, concertos e leitura de excertos de obra marcam a Semana de José Saramago, que começa hoje em Nova Iorque e que contará com a presença de Pilar del Río e do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

Esta semana cultural, que decorrerá até 01 de novembro, envolve o Arte Institute e a Fundação José Saramago e incluirá a exibição do documentário "José & Pilar" no Museu de Arte moderna (MoMA).

Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme que é candidato a uma nomeação para os Óscares, estará na quinta-feira na Rooster Gallery para um encontro com o público.

No mesmo dia terá lugar uma Mostra de Cinema Ibérico, no Anthology Films Archives, com a apresentação de curtas metragens portuguesas e espanholas.

A galeria Sonnabend, dirigida pelo galerista de origem portuguesa António Homem, também se associa à iniciativa, com uma tertúlia dedicada a José Saramago, no dia domingo.

Na segunda-feira, terá lugar um concerto de Noiserv, projeto de David Santos (que compôs a banda sonora do filme) no restaurante português Pão.

Na Rutgers University, em Nova Jérsia, visitada por Saramago há 10 anos, o Departamento de Espanhol e Português irá mostrar excertos do documentário "José & Pilar" e estarão presentes a companheira do escritor, Pilar del Río, e Miguel Gonçalves Mendes.

O ponto alto da semana de homenagem será a exibição, no dia 01 de novembro, do documentário no Museum of Modern Art (MoMA), seguido de um cocktail noutro restaurante português, Alfama.

O documentário "José & Pilar" acompanha a vida pública e privada de José Saramago durante o processo de escrita e lançamento do romance "Viagem do elefante". É um retrato próximo e inédito do escritor português, do relacionamento com a companheira e tradutora, Pilar Del Río, com os seus leitores e com o mundo.

É o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Homenagem a José Saramago integra o senador luso-americano Jack Martins, o galerista António Homem e a atriz Daniela Ruah, entre outras personalidades.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.