Açoriano Oriental
Forças Armadas
Comando Operacional dos Açores realiza exercício militar no Pico e S. Jorge
O Comando Operacional dos Açores realiza, entre 21 e 24 de Junho, o exercício militar “Açor 101”, no Pico e em S. Jorge, para treinar a mobilidade e avaliar planos de contingência para defesa de áreas sensíveis.
Comando Operacional dos Açores realiza exercício militar no Pico e S. Jorge

Autor: Lusa / AO online
O exercício envolverá operacionais dos comandos das zonas Marítima, Militar e Aérea dos Açores, num total de 425 militares, quatro aeronaves, uma corveta e 12 viaturas, contando ainda com a colaboração de entidades civis em aspectos logísticos para a sustentação das forças.

Neste exercício, os movimentos das forças militares serão garantidos por plataformas marítimas e aéreas militares, com a colaboração de meios marítimos da Atlanticoline, empresa que assegura o transporte de passageiros entre as ilhas dos Açores.

O “Açor 101”, segundo o Comando Operacional dos Açores, será realizado nas ilhas do Pico e de S. Jorge “num cenário de baixa/média conflitualidade, em que Portugal se encontra envolvido pelo facto de ser membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e pela importância dos Açores no apoio ao balanceamento de forças entre continentes”.

O exercício, que pretende “treinar a mobilidade de forças militares”, possibilitará testar a componente operacional para intervenções em qualquer ilha dos Açores, incluindo no apoio a acções de protecção civil.

O “Açor 101” culminará com a Operação de Retracção de Forças, no Cais de S. Roque do Pico, durante a tarde de 24 de Junho, Dia das Forças Armadas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados