Turismo

Cimeira internacional lança manual para criação de observatórios

Cimeira internacional lança manual para criação de observatórios

 

Humberta Augusto   Regional   6 de Set de 2012, 19:11

O Observatório de Turismo dos Açores (OTA) e a organização não governamental francesa (ONG) Acting For Life apresentaram ontem, em Angra do Heroísmo, um manual para a criação de observatórios de turismo no mundo.

A publicação foi dada a conhecer no decurso da Cimeira Internacional de Observatórios do Turismo que reúne, até ao final de hoje, perto de meia centena de participantes.


François Vellas, professor da Universidade de Toulouse e diretor do Polo de Turismo, Ética e Desenvolvimento da Acting for Life, explicou tratar-se de um manual que assenta numa “metodologia simples e prática”: “estas são guidelines que queremos disseminar pelo mundo. O manual, que tem etapas muito bem definidas, sem análises exaustivas, tanto contém informações sobre aspetos quantitativos, como qualitativos”, sublinhando que o mesmo explica como “se devem evitar erros”.


O presidente do OTA, Carlos Santos, referiu tratar-se de um conjunto de orientações destinadas aos “responsáveis pelo turismo, a nível nacional, regional, local, urbano, para que possam implementar com facilidade nas suas respetivas regiões, cidades ou aldeias, sejam de países mais ou menos desenvolvidos, observatórios de turismo que são uma ferramenta muito útil para gestão, no dia-a-dia, das políticas de turismo”.


Sublinhando que o evento contou com uma “boa adesão”, tratando-se de uma sessão especializada para o público do setor do turismo, o responsável sublinhou que o encontro permite “reforçar as parcerias” entre os vários observatórios e o “restabelecer laços de cooperação”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.