Açoriano Oriental
Doenças
Cientistas desenvolvem anticorpos capazes de travar o vírus da dengue
Um grupo de investigadores do Instituto de Biomedicina de Bellinzona (IRB - no sul da Suíça) desenvolveu anticorpos humanos capazes de travar o vírus da dengue, noticia esta sexta-feira o site de notícias “swiffinfo”.
Cientistas desenvolvem anticorpos capazes de travar o vírus da dengue

Autor: Lusa/AO online
“Identificámos anticorpos capazes de parar todas as variedades da dengue”, garantiu Martina Beltramello, cientista do IRB.

De acordo com a cientista, a dificuldade de se produzir uma vacina prende-se com “a presença de quatro formas diferentes de vírus”.

As pessoas que sofrem de um primeiro contágio curam-se facilmente e desenvolvem anticorpos que as protegem no caso de uma segunda infecção com o mesmo tipo de vírus.

No entanto, se uma variedade diferente provocar a segunda infecção, os anticorpos podem agir na direcção oposta, indica a cientista.

“Em vez de parar a infecção, eles facilitam-na, o que pode acarretar formas hemorrágicas especialmente perigosas”, explicou Martina Beltramello.

Através do sangue de pessoas infectadas e curadas da dengue no Vietname, os cientistas da IRB isolaram três tipos de anticorpos e, mediante modificações genéticas, conseguiram neutralizar os seus possíveis efeitos negativos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados