Ciência
Cientistas descobrem nova fonte hidrotermal ao largo do Pico
Uma missão de cientistas alemães, franceses e portugueses descobriu uma nova fonte hidrotermal ao largo da ilha do Pico, revelou Ricardo Serrão Santos, director do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores.
Cientistas descobrem nova fonte hidrotermal ao largo do Pico

Esta nova fonte hidrotermal, a que foi dado o nome 'Bubbylon', foi descoberta durante uma missão realizada pelo navio de investigação alemão 'Meteor', numa expedição liderada por cientistas do Marum Center for Marine Environmental Sciences e do Max Planck Institute for Marine Microbiology, em que também participam investigadores da Universidade dos Açores.

Ricardo Serrão Santos destacou a importância desta nova fonte hidrotermal para o desenvolvimento de estudos científicos sobre o mar profundo, acrescentando que “há indícios de que existem mais fontes hidrotermais” no mar dos Açores.

A 'Bubbylon', descoberta a cerca de 500 quilómetros a sudoeste da ilha do Pico, é composto por oito “pontos quentes, com “chaminés até um metro de altura e fluidos com mais de 300 graus centígrados”.