Açoriano Oriental
Mundial2014
Cidades-sede do Mundial2014 vão receber inspeção anti-dengue antes do evento
As 12 cidades-sedes do Mundial2014, que se realiza no Brasil, receberão uma inspeção anti-dengue detalhada antes do evento, informou na segunda-feira à Lusa Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde brasileiro.

Autor: Lusa/AO Online

 

"As cidades brasileiras já possuem um controlo permanente, com 55 mil agentes, para evitar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, mas, no período anterior à Copa, as equipas farão uma inspeção detalhada nas cidades-sedes, incluindo os estádios e o seu entorno", afirmou Barbosa, por telefone.

A inspeção incluirá também os locais sedes das seleções estrangeiras, como a cidade de Campinas (interior de São Paulo), onde ficará Portugal, segundo o secretário de Vigilância em Saúde.

As autoridades de Campinas pediram hoje ajuda ao Governo Federal brasileiro para combater um surto de dengue. De acordo com a Agência Brasil, a cidade registou 3.615 casos da doença neste ano e investiga 3.346 outros casos suspeitos.

Jarbas Barbosa afirmou que serão enviados à cidade técnicos do Ministério da Saúde para analisar as ações a ser tomadas.

O secretário de Vigilância em Saúde realçou não acreditar que a dengue será um problema durante o Mundial, já que 90% dos casos da doença ocorrem no Brasil entre janeiro e maio, durante a temporada de calor e chuvas no sudeste brasileiro, clima mais propício para a proliferação da doença.

Barbosa afirmou ainda que este ano apresentou uma redução de 77% dos casos de dengue em relação ao ano passado até o momento.

Para os turistas que virão ao Brasil para o evento, o secretário de Vigilância em Saúde acrescentou que os hotéis costumam ter orientação constante para evitar criadouros para o mosquito transmissor da dengue.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados