Açoriano Oriental
Ciclopatrulha da PSP vigia marginal da Praia durante época balnear
 A cidade da Praia da Vitória, na Terceira, Açores, dispõe há cerca de uma semana de uma equipa de ciclopatrulha da PSP, que funciona ao longo da marginal, para "estar mais perto da população e prevenir a criminalidade".
Ciclopatrulha da PSP vigia marginal da Praia durante época balnear

Autor: Lusa/AO Online

O comissário Pedro Cristina Marques, da Divisão Policial de Angra do Heroísmo, salientou que a equipa de dois agentes em bicicletas patrulha a zona da marginal da Praia da Vitória, numa iniciativa que pretende "ter a PSP mais junto da população".

Para o responsável policial, que falava na cerimónia oficial de entrega das bicicletas, as missões desta equipa são as mesmas do patrulhamento apeado, tendo como diferença apenas uma maior mobilidade.

Nesse sentido, salientou que a patrulha em bicicleta "substitui muito bem a patrulha apeada e permite outro tipo de intervenção, de um nível superior, com maior visibilidade".

Este género de policiamento surgiu na sequência de um protocolo entre a PSP e a Câmara da Praia da Vitória, que ofereceu as bicicletas aos agentes, numa demonstração, segundo Paulo Messias, vereador da autarquia, de que a segurança "é uma preocupação de todos e não só da polícia".

"Felizmente não temos tido problemas graves, mas quanto mais cedo se prevenir melhor", frisou, acrescentando que esta é "uma forma de garantir que não haja criminalidade".

Os ciclopolícias vão estar ao serviço até ao final da época balnear, durante o dia, havendo a intenção de levar esta patrulha também até à zona dos Biscoitos.

Ao fim da primeira semana de atividade, o balanço é positivo, tendo o responsável policial salientado que "as pessoas estão muito satisfeitas".

Este tipo de patrulha já funciona também na Horta e em Ponta Delgada, tendo o comissário da PSP salientado que não está previsto para Angra do Heroísmo, já que o relevo da cidade é um impedimento ao bom funcionamento da ciclopatrulha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados