Ciclista belga Jan Bakelants regressa à competição após grave queda em 2017

Ciclista belga Jan Bakelants regressa à competição após grave queda em 2017

 

Lusa/AO online   Outras modalidades   22 de Mar de 2018, 15:08

O ciclista belga Jan Bakelants vai regressar sábado à competição, na clássica Loire-Atlantique, cinco meses e meio após a grave queda sofrida na Volta à Lombardia, anunciou esta quinta-feira a sua equipa AG2R La Mondiale.

Jan Bakelants, de 32 anos, recebeu autorização do cirurgião que o operou a 13 de outubro de 2017, na Bélgica, a uma das vértebras lombares fraturadas na queda sofrida a 07 do mesmo mês e que lhe provocou ainda um derrame pleural e várias costelas partidas.

“Não sei muito bem o que esperar [na clássica Loire-Atlantique]. Passei por um mau momento, mas estive sempre bem rodeado”, refere Jan Bakelants, num comunicado divulgado pela sua equipa.

O ciclista belga, que liderou a Volta à França em 2013, caiu quando seguia a grande velocidade na descida de Sormano, fraturando sete costelas, duas vértebras dorsais e duas vértebras lombares.

"Espero que o meu retorno seja bem-sucedido. Valverde venceu novamente depois de uma lesão grave, Jon Izagirre também esteve em alta no Paris-Nice, após recuperar de uma fratura lombar no Tour de France 2017. Isso dá-me confiança”, disse Bakelants.

Num primeiro momento, o ciclista esteve internado no hospital de Como, em Itália, mas o seu transporte para a Bélgica só foi possível após debeladas outras complicações físicas sofridas na queda.

"O cérebro humano está programado para esquecer os momentos maus”, acrescentou o ciclista belga, explicando que voltou aos treinos em dezembro, mas que só se sentiu confortável um mês depois.

Depois da clássica Loire-Atlantique, o programa da equipa inclui a participação na Volta ao País Basco (02 a 07 de abril) e as três clássicas das Ardenas, a Amstel Gold Race (15 de abril), a Flèche Wallonne (18 de abril) e o GP de Frankfurt (22 de abril).



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.