Açoriano Oriental
Chuvas provocam desabamentos de rochas e corte de estradas em Cabo Verde
As fortes chuvas que caíram na madrugada desta quarta-feira em Cabo Verde provocaram desabamentos de rochas e corte de estradas no interior da ilha de Santiago, mas os estragos ainda não foram contabilizados, avançou fonte oficial à Lusa.

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo o presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) cabo-verdiano, Arlindo Lima, durante a madrugada de hoje caiu muita chuva em todos os municípios do interior da ilha de Santiago, provocando desabamento de rochas, corte de estradas e populações isoladas por várias horas.

O interior da ilha de Santiago é composto pelos municípios de São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, Santa Cruz, Calheta de São Miguel e Tarrafal, que juntos totalizam cerca de 150 mil habitantes.

Arlindo Lima indicou que a situação é mais complicada em Serra Malagueta, que qualifica de "catastrófica", tendo uma rocha desabada e cortado o trânsito naquela zona de fronteira entre Tarrafal, São Miguel e Santa Catarina e que tem um parque natural com o mesmo nome.

O presidente do SNPC informou que as obras de desobstrução da vida não deverão acontecer hoje porque ainda há risco de desabamento de mais rochas.

Arlindo Lima deu conta ainda que há a registar algumas casas e currais inundados, danos nas plantações nas ribeiras, mas até agora não há vítimas.

O responsável informou que as autoridades - câmaras municipais, Instituto de Estradas - estão a acompanhar a situação para normalizar, "o mais rápido possível", a circulação de pessoas e bens entre o interior de Santiago e a Cidade da Praia, a capital cabo-verdiana.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de Cabo Verde tinha alertado para a possibilidade de o mau tempo regressar ao arquipélago cabo-verdiano na terça-feira, numa altura em que ainda se contabilizam os estragos da passagem do furacão Fred.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados