Açoriano Oriental
Chuva forte provoca inundações na Terceira e isolamento de fajãs em S.Jorge
A chuva intensa que atingiu hoje o grupo central do arquipélago dos Açores provocou inundações na ilha Terceira e o isolamento de algumas fajãs na ilha de São Jorge, disse fonte da Proteção Civil
Chuva forte provoca inundações na Terceira e isolamento de fajãs em S.Jorge

Autor: Lusa/AO online

“Houve pequenas inundações nas freguesias dos Biscoitos, Agualva e Altares devido à subida dos caudais das ribeiras e dificuldade de trânsito em algumas artérias, mas já se encontram normalizadas”, especifica um comunicado daquela força de socorro.

As chuvas provocaram também derrocadas na ilha de São Jorge que cortaram as estradas de acesso às fajãs dos Cubres e Santo Cristo, enquanto a queda de uma ponte cortou o acesso à Fajã dos Vimes e a ponte para a Fajã de São João ameaça ruir.

A Proteção Civil adianta, no comunicado, que as condições normais de circulação deverão estar repostas até ao final do dia.

Na Agualva, no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, gerou-se, segundo o presidente da junta de freguesia, Noé Cota, “algum pânico pela memória das cheias e derrocadas de 15 de dezembro de 2009” que afetaram gravemente meia centena de habitações e provocaram um morto.

“Desta vez, felizmente, foram apenas algumas pedras que vieram para a rua principal devido a alguns muros que ruíram e foram arrastados pela água”, salientou o autarca.

Noé Cota acrescentou que “não há qualquer perigo de vida nem para os bens materiais”.

Depois das inundações de 2009 a principal ribeira da freguesia foi sujeita a obras de requalificação que demonstraram “aguentar, pelo menos neste caso, com o volume de água”, referiu à Lusa o vereador Paulo Messias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados