Açoriano Oriental
“Chuva de estrelas” no OASA este sábado

Durante o mês de agosto, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) procura aproximar o público da exploração espacial e da ciência.
Este sábado, o Observatório abre portas para a chuva de meteoros das Perseidas, a partir das 21h00.

“Chuva de estrelas” no OASA este sábado

Autor: PF/HM


Com o auge no decorrer da madrugada de domingo, “é possível que se veja mais de 50 meteoros por hora, apesar da Lua quase cheia que poderá ofuscar os meteoros mais pequenos”, sublinha Pedro Garcia, do OASA.

Apesar do equipamento e apoio disponíveis no observatório, Pedro Garcia revela que “não é necessário que as pessoas se desloquem ao OASA ou utilizem um telescópio para observar esta ‘chuva de estrelas’. Basta que estejam numa zona com pouca poluição luminosa e que olhem para o céu a nordeste”.

Para além da “chuva de estrelas”, e depois do eclipse lunar de ontem não ter sido visível nos Açores, a região terá “posição privilegiada” para o “Grande Eclipse Americano” de 21 de agosto, sublinha.

Nos Açores, pelas 19h00, será possível ver o Sol ser parcialmente tapado pela Lua, num fenómeno que não será visível na maioria do território europeu, onde já terá anoitecido. Contudo, Pedro Garcia adverte que “é preciso cuidado para observar um eclipse solar. Olhar para o Sol sem proteção pode causar graves lesões nos olhos”. Assim sendo, o OASA irá disponibilizar apoio para a observação do eclipse, mesmo a quem não se puder deslocar às instalações durante a atividade que decorre entre as 18h00 e as 20h00, através do contacto 296 492 764 ou do e-mail [email protected].

Com o objetivo de cultivar o interesse dos mais jovens para esta temática, o Observatório promove o programa Oficina de Verão, que decorre diariamente até sexta-feira, das 10h00 às 13h00. Pensada para crianças entre os 8 e os 12 anos, nesta iniciativa são abordados assuntos como o Sistema Solar, estações espaciais, bússolas e relógios solares.

Desenhado para famílias está também o programa “Uma Noite com as Estrelas”. Nos dias 16 e 23 deste mês, serão disponibilizados aos visitantes telescópios, filmes, exposições e jogos, sobretudo para os mais novos, a partir das 21h00.

O mês de agosto conta ainda com atividades de sensibilização sobre a exposição solar - em colaboração com o Ciência Viva - amanhã às 10h00 na praia da Vinha d’Areia, em Vila Franca do Campo; e nos Poços de São Vicente no dia 30 à mesma hora.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados