Açoriano Oriental
China reage com cautela ao lançamento de 'rocket' pela Coreia do Norte
A China, principal aliado da Coreia do Norte, reagiu hoje com cautela ao lançamento de um 'rocket' de longo alcance pelo regime de Pyongyang, lamentando a iniciativa e apelando à calma para evitar uma escalada de tensão.
China reage com cautela ao lançamento de 'rocket' pela Coreia do Norte

Autor: Lusa / AO online

 

Em comunicado, um porta-voz da diplomacia chinesa, Hua Chunying, afirmou que "a China lamenta" o lançamento do 'rocket', que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio balístico, mas a Coreia do Norte alega ter servido para colocar um satélite em órbita.

"A Coreia do Norte devia ter direito a uma utilização pacífica do espaço exterior, mas esse direito está atualmente restringido pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou o porta-voz, acrescentando que tais resoluções proíbem Pyongyang de realizar qualquer ensaio com tecnologia de mísseis.

Pequim apelou por outro lado a todas as partes para "agirem com calma e cautela" e se "absterem de dar passos que aumentem mais as tensões na península", fazendo antes "esforços conjuntos para salvaguardar a paz regional e a estabilidade".

Apesar de ser o principal aliado de Pyongyang, o presidente chinês, Xi Jinping, reafirmou esta semana numa conversa telefónica com o homólogo norte-americano, Barack Obama, o seu compromisso com a desnuclearização da Coreia do Norte, segundo a televisão pública chinesa CCTV.

A Coreia do Norte anunciou hoje o lançamento de um 'rocket' de longo alcance, que peritos sul-coreanos estimam possa ter um alcance de mais de 10 mil quilómetros, uma distância superior à que separa a península coreana do território continental dos Estados Unidos.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se de urgência hoje em Nova Iorque, a pedido dos Estados Unidos e do Japão, para analisar a situação, segundo fontes diplomáticas citadas pela agência France Presse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados