Açoriano Oriental
China lança fundo internacional de ouro com valor de 14.600 milhões de euros
A China lançou um fundo internacional de ouro que pretende chegar a um valor total de 100 mil yuan (cerca de 16.400 milhões de dólares, 14,600 milhões de euros), informou o diário oficial Shanghai Daily.
China lança fundo internacional de ouro com valor de 14.600 milhões de euros

Autor: Lusa / AO online

 

Esta iniciativa, liderada pela Bolsa de Ouro de Shanghai (China) e em que 60 nações já investiram, irá fornecer os bancos centrais dos países membros para que aumentem as suas reservas do metal precioso em troca de ações.

O fundo pretende operar no âmbito da Nova Rota da Seda, um projeto de investimento impulsionado pela China para reforçar a sua posição como centro comercial e financeiro da Ásia.

A nova entidade vai investir em projetos de mineração de ouro em países que fazem parte da Nova Rota da Seda e aumentar a exploração em países como o Afeganistão ou o Cazaquistão.

O fundo será baseado na cidade chinesa de Xian, no noroeste da China, onde o seu lançamento foi anunciado durante um fórum realizado neste fim de semana.

China, o maior produtor mundial do metal precioso, procura abrir o seu mercado de ouro para o exterior para que a sua moeda, o yuan, tenha mais peso no momento de fixar os preços deste ativo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados