Açoriano Oriental
China e Japão preparam encontro depois de dois anos de tensão
Os líderes da China e do Japão concordaram encontrar-se pela primeira vez na cimeira da próxima semana, depois de dois anos de animosidade entre os dois países, noticiam meios de comunicação internacionais.
China e Japão preparam encontro depois de dois anos de tensão

Autor: Lusa/AO online

 

Os países "concordaram em fazer uma cimeira na próxima cimeira", em Pequim, à margem do encontro da APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacifico), segundo a televisão estatal nipónica, NHK, e a agência de notícias oficial chinesa, Xinhua.

"A China e o Japão concordaram em retomar as conversações de sobre política externa e assuntos de segurança", acrescenta o Financial Times, sublinhando que ambas as partes "concordaram em discordar" sobre a posse das ilhas Senkaku, a que a China se refere como ilhas Diaoyu.

Tóquio tem pressionado Pequim para a realização do encontro, mas as autoridades chinesas têm rejeitado a reunião por causa do impasse criado pelo diferendo sobre a quem pertencem as ilhas e por causa das divergências sobre a interpretação de factos históricos da Segunda Guerra Mundial.

Como condição para a realização do encontro, Pequim terá exigico que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, não volte a ir ao templo que honra os soldados japoneses mortos na guerra, que a China considera serem criminososo de guerra.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados