Açoriano Oriental
Chegada das "low cost" aos Açores coincide com abertura de novos hotéis
O início da operação das companhias aéreas de baixo custo nos Açores coincide com a abertura de várias unidades hoteleiras na ilha de S. Miguel, um aumento da capacidade de alojamento aceite com naturalidade pelos hoteleiros.
Chegada das "low cost"  aos Açores coincide com abertura de novos hotéis

Autor: Lusa/AO Online

“Temos o (hotel) das Furnas (SPA), temos outro na cidade de Ponta Delgada, o hotel de charme, temos algumas unidades fechadas, mas que tradicionalmente reabrem quando é época de maior procura”, afirmou o delegado nos Açores da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Humberto Pavão, em declarações à Agência Lusa.

A partir de 29 de março, as ligações entre duas ilhas dos Açores (São Miguel e Terceira) e o continente passam a ser liberalizadas, o que vai levar à entrada na região de duas companhias aéreas de baixo custo (Raynair e easyjet), que vão voar, para já, apenas para S. Miguel.

Humberto Pavão disse, ainda, que existem vários projetos para 'hostels' na Câmara Municipal de Ponta Delgada, um conceito moderno de alojamento a baixo custo que surgiu na cidade em 2013, mas que padece de falta de regulamentação.

“Pode haver muito boa qualidade e já existem alguns [hotels] aqui em Ponta Delgada e mesmo na Terceira de alguma qualidade, mas em termos de legislação é uma área muito cinzenta. Não há grandes regulamentações que obriguem a certas exigências que os clientes procuram”, referiu Humberto Pavão.

Segundo disse Humberto Pavão, na cidade de Ponta Delgada existem atualmente cerca de 2.500 camas e “há capacidade” para existiram “mais umas quantas”, dado o previsível aumento do número de turistas com a abertura do mercado aéreo às companhias de baixo custo.

“Desde que não seja dez hotéis a abrir por ano tudo bem. Agora se abrir um ou dois por ano nós temos capacidade”, afirmou o delegado nos Açores da AHP, salientando que a abertura de novos hotéis significa que "o mercado está a funcionar".

Além das estreantes Raynair e easyJet, continuam a voar para o aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, nos Açores, as transportadoras aéreas portuguesas SATA e TAP.

A TAP anunciou que a partir de 29 de março abandona as rotas do Faial e Pico, passando a voar diariamente para a Terceira e S. Miguel.

A SATA continuará a assegurar ligações entre o continente e todos os aeroportos dos Açores com ligações ao exterior do arquipélago (S. Miguel, Santa Maria, Terceira, Pico e Faial).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados