Açoriano Oriental
Chefe da diplomacia dos EUA anuncia um cessar-fogo de 72 horas
Israel e o movimento radical palestiniano Hamas acordaram um cessar-fogo de 72 horas na Faixa de Gaza, palco de uma ofensiva militar israelita desde 08 de julho, anunciou hoje o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry.
Chefe da diplomacia dos EUA anuncia um cessar-fogo de 72 horas

Autor: Lusa/AO Online

O secretário de Estado norte-americano, que se encontra em Nova Deli (Índia) e que falava na sexta-feira (ainda quinta-feira em Portugal), avançou que as duas partes vão cessar as hostilidades às 08:00 locais (06:00 hora de Lisboa) de sexta-feira e iniciar negociações no Cairo.

Momentos depois de o anúncio de Kerry, um porta-voz do Hamas em Gaza disse que o movimento palestiniano tinha aceitado a trégua humanitária de 72 horas.

“O Hamas e todos os movimentos da resistência [palestiniana] aceitaram um cessar-fogo humanitário de 72 horas, a começar na sexta-feira às 08:00, que será respeitado por todos estes movimentos se a outra parte [Israel] também observar o cessar-fogo”, afirmou o porta-voz, Fawzi Barhoum.

Na mesma intervenção em Nova Deli, John Kerry referiu que Israel irá prosseguir, durante a trégua de 72 horas, com as operações “defensivas” contra os túneis escavados pelo Hamas.

O chefe da diplomacia norte-americana precisou que Israel continuará com as operações “atrás das linhas” definidas durante o conflito.

“Este cessar-fogo é muito importante para dar aos civis inocentes um descanso que tanto precisam face à violência”, disse ainda John Kerry.

Segundo o responsável norte-americano, durante a trégua de 72 horas, “os civis de Gaza irão receber a ajuda humanitária que precisam urgentemente e terão a oportunidade de exercer atividades vitais, como enterrar os seus mortos, cuidar dos feridos e reabastecer os bens alimentares”.

Durante este período, também deverão ser feitas, acrescentou Kerry, “as reparações necessárias nas infraestruturas de fornecimento de água e de energia".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados