Açoriano Oriental
Cerca de mil imigrantes tentaram entrar em Melilla durante a madrugada
Cerca de mil imigrantes subsaarianos tentaram, sem êxito e durante a madrugada, entrar em Melilla, pela vala fronteiriça, de acordo com dados do Governo espanhol.
Cerca de mil imigrantes tentaram entrar em Melilla durante a madrugada

Autor: Lusa/AO online

 

Fontes policiais disseram à agência noticiosa espanhola EFE que a situação vivida durante toda a noite foi de "alerta máximo", na sequência do avistamento de dois grandes grupos, que se movimentaram em zonas distintas para tentar passar a fronteira.

A atuação da Guarda Civil, do lado espanhol, e a colaboração das forças de segurança de Marrocos, com apoio aéreo, evitaram uma nova entrada em massa de imigrantes na cidade autónoma espanhola, no norte de África, de acordo com as mesmas fontes.

O dispositivo de segurança foi mantido durante horas, até que os imigrantes desistiram de tentar passar a fronteira.

As últimas entradas em massa de imigrantes subsaarianos ocorreram a 30 e 31 de dezembro últimos, quando cerca de 150 pessoas conseguiram saltar a vala fronteiriça e entrar na cidade, em duas tentativas de entrada em 24 horas.

Os conflitos na Síria, Iraque, Sudão e Mali levaram à multiplicação, nos últimos meses, de tentativas de entrar nos enclaves espanhóis de Melilla e Ceuta.

Os últimos dados do Ministério do Interior espanhol registavam, a 16 de novembro, a entrada de cerca de 4.700 imigrantes clandestinos em Melilla, desde o início do ano, contra um pouco mais de três mil em 2013.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados