Açoriano Oriental
Cerca de 50 bombeiros e 10 viaturas acorreram a 19 ocorrências em São Miguel
Os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada acorreram com cerca de 50 operacionais e 10 viaturas às 19 ocorrências provocadas pela chuva forte registada esta quinta-feira de manhã na ilha de São Miguel.

Autor: Lusa/AO Online

Entre cheias, derrocadas que bloquearam estradas e inundações em residências que fizeram desalojados, registaram-se “várias situações em todos os concelhos de São Miguel”, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

De acordo com os Bombeiros de Ponta Delgada, “as zonas de maior incidência de estradas interrompidas foram: Bretanha, Capelas, São Roque, Lagoa, Ginetes e Várzea e a zona das Arribanas de Arrifes”.

A Proteção Civil indicou já que “todas as situações de desalojados estão já a ser resolvidas pelos organismos competentes”.

O comandante dos Bombeiros da Ribeira Grande, José Luís Pascoal, disse à Lusa que “neste momento, as coisas já estão praticamente resolvidas e saneadas, porque o tempo também já está a melhorar”.

De manhã, indicou, “houve várias inundações em moradias, algumas pequenas derrocadas e algum arrastamento de lama e pedras para algumas estradas, e uma das situações mais complicadas foi na Ribeira Seca, no centro da cidade da Ribeira Grande, que tem uma ribeira que transbordou inundando algumas casas e arrastando uma viatura na corrente”.

O responsável disse ainda à Lusa que, após algumas situações de circulação interrompida nas estradas, “já está tudo a retomar a normalidade”.

“As estradas já estão a ficar desobstruídas com a limpeza e não há situações mais graves a salientar”, concluiu.

Em nota divulgada esta tarde, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informou que todas as ocorrências se encontram encerradas, estando-se a proceder a operações de limpeza e consolidação.

No terreno, continuam efetivos de vários corpos de Bombeiros, da Polícia de Segurança Pública, dos Serviços Municipais de Proteção Civil, da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

 O serviço acrescenta que continua a acompanhar a situação, recomendando atenção na circulação rodoviária, em virtude do decurso dos trabalhos de limpeza e consolidação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados