Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove "Ofícios da Terra" em Santa Maria

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove "Ofícios da Terra" em Santa Maria

 

Açoriano Oriental   Regional   23 de Mai de 2018, 17:21

A iniciativa vai decorrer de 25 a 27 de maio, em Vila do Porto e destaca a arte de trabalhar a lã.


Segundo o GaCS a iniciativa "Ofícios da Terra" é vocacionada para a promoção e divulgação das artes e ofícios mais emblemáticos dos Açores, sendo que esta primeira edição é dedicada à lã.

Pretende-se sensibilizar o público para a importância do aproveitamento da lã de ovelha, não só como produto de origem local, mas também como matéria-prima para produtos típicos de malha, como as camisolas e as barretas e para a tecelagem, como produto certificado.

 O certame inclui a realização de um mercado de produtos artesanais, gastronomia, música tradicional, insufláveis, workshops de tecelagem, fiação e outros processos artesanais ligados à lã tradicionais e contemporâneos para diferentes públicos.

 A exposição conta com trabalhos de 11 artesãos marienses, e abrange várias áreas artesanais, designadamente tecelagem, doçaria, vime, escama de peixe, osso e chifre, 'patchwork', bordados, tricô, sabões naturais, brinquedos, artigos em madeira e ferro.

O programa inclui também a 'Festa da Tosquia', organizada pela ARCOA - Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos da Ilha de Santa Maria, estando igualmente previstas atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espirito e do Grupo de Danças e Cantares de Almagre, além de concertos de Raquel Dutra, no dia 26, e de Sara Cruz, no dia seguinte.

 Os workshops que se vão realizar contemplam diversas áreas, designadamente bijuteria têxtil, tinturaria vegetal e tecelagem em tear vertical, para adultos, e tecelagem, cardação e fiação, para crianças, devendo os interessados inscrever-se através do email craa@azores.gov.pt.

A iniciativa “Ofícios da Terra”, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Vila do Porto e da ARCOA, tem entrada gratuita e estará aberta ao público no dia 25 de maio, entre as 18h00 e às 22h00, no dia 26, das 15h00 às 22h00, e no dia 27, das 15h00 às 21h00.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.