Açoriano Oriental
Centro e sul da costa portuguesa sob aviso laranja devido à altura das ondas
O centro e sul da costa portuguesa permanece hoje sob aviso laranja, devido à altura significativa das ondas, que podem chegar aos cinco a seis metros, revela o Instituto de Meteorologia (IM).
Centro e sul da costa portuguesa sob aviso laranja devido à altura das ondas

Autor: Lusa/AO Online

O risco meteorológico “moderado a elevado” (laranja), o segundo mais grave de uma escala de quatro, estende-se à Madeira e ao grupo Central do arquipélago dos Açores por causa da altura das ondas.

Na Madeira existe igualmente um aviso laranja devido a rajadas entre os 90 e os 100 quilómetros por hora.

Segundo o site de Internet do IM, todo o território de Portugal continental está sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Entretanto, sete barras de portos estão hoje fechadas a todo o tipo de navegação, no litoral centro e norte do país, devido ao mau tempo e ao estado alteroso do mar, segundo a página da Marinha portuguesa na Internet.

De acordo com a Marinha, estão fechadas a todo o tipo de navegação as barras dos portos de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.

As restantes barras do litoral do continente estão todas abertas à navegação, bem como as dos arquipélagos dos Açores e Madeira.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje céu geralmente muito nublado, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e de granizo, acompanhados de rajadas, em especial na região Sul e até ao final da manhã.

Prevê igualmente queda de neve acima dos 1.400 metros, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e pequena descida da temperatura máxima no litoral a sul do cabo Carvoeiro e no interior da região Sul.

Para Faro prevê-se uma temperatura máxima de 18 graus Celsius, e em Lisboa e no Porto de 16º.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados