Açoriano Oriental
Centro de Saúde das Velas recebeu certificação de qualidade
O Secretário Regional da Saúde revelou hoje que o Centro de Saúde das Velas, em São Jorge, acaba de receber a certificação de qualidade, manifestando "satisfação" por estarem certificados ou em fase final de certificação cerca de metade das unidades de saúde dos Açores.
Centro de Saúde das Velas recebeu certificação de qualidade

Autor: AO Online/Gacs


“É uma diferenciação positiva que nos orgulha e contribui para a garantia da qualidade dos serviços de saúde, centrada no utente e nas suas necessidades, com nítidas vantagens para a população”, frisou Rui Luís, em nota publicada no Gacs.

Durante os próximos cinco anos, o Centro de Saúde das Velas vai ser acompanhado, de forma a cumprir o seu Plano de Melhoria Interna, tal como as restantes unidades que obtiveram a certificação.


Entre os 17 centros de saúde do arquipélago, já foram também certificados os de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Horta e Vila Franca do Campo.


“Neste momento, contando com os centros de saúde em processo final de certificação, já ascendem a mais de 50% as unidades de saúde certificadas na Região, o que é motivo de satisfação”, salientou Rui Luís.


O processo de acreditação rege-se por uma adequação constante dos procedimentos com base em padrões de referência em termos de boas práticas e estimula o trabalho em equipa, requerendo a participação e o envolvimento de gestores, profissionais de saúde e de todos os colaboradores da unidade.


“Esta distinção permite racionalizar recursos humanos e técnicos, aprofunda a confiança do utente nos serviços e contribui para a diminuição do risco clínico de utentes e profissionais” salientou o titular da pasta da Saúde.


O processo de atribuição de acreditação das unidades de saúde dos Açores teve início em fevereiro de 2016 com a certificação da Unidade de Saúde de Ilha do Faial.


O estabelecimento de políticas de fomento da qualidade no sistema de saúde regional é crucial para a melhoria contínua dos cuidados prestados e consequente maior satisfação de utentes e profissionais.


O Plano Regional de Saúde tem por base o estabelecimento de práticas que promovam um Serviço Regional de Saúde de excelência, correspondendo às exigências da qualidade que hoje são atributos indispensáveis a qualquer serviço de saúde.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados