Açoriano Oriental
Centro de Língua Portuguesa em Toronto já ensinou mais de uma centena de adultos
O Centro de Língua Camões em Toronto, no Canadá, já ensinou português a mais de uma centena de alunos adultos, disse à Lisa a coordenadora do ensino naquele país
Centro de Língua Portuguesa em Toronto já ensinou mais de uma centena de adultos

Autor: Lusa/AO Online

Segundo Ana Paula Ribeiro, o Centro de Língua Portuguesa do Camões, Instituo da Cooperação e da Língua, a funcionar no Consulado Geral de Portugal em Toronto, além do português europeu "também disponibiliza aulas de português do Brasil".

"Temos um memorando de entendimento com a School of Continuing Studies da Universidade de Toronto, que se tem revelado bastante importante. No caso dos alunos do curso de português do Brasil, todos recebem um certificado das duas instituições no final do curso, que se inicia na School of Continuing Studies e continua no Centro de Língua Portuguesa", afirmou. 

A Coordenadora do Ensino do Português no Canadá explicou que as aulas  do Centro de Língua funcionam ao fim do dia para classes, decorrendo durante o dia as aulas individuais.

Outro dos aspetos positivos que a coordenadora salientou foi o trabalho conjunto com outros institutos culturais europeus presentes na cidade de Toronto.

"Colaboramos em muitas iniciativas, como é o caso do European Book Club, que se realiza uma vez por mês para divulgação dos nossos autores, celebramos o Dia Europeu das Línguas em conjunto, e acabamos por ser convidados para participar em eventos culturais canadianos que são abertos ao público em geral", afirmou. 

Ana Paula Ribeiro referiu ainda a presença na "Feira Internacional do Livro", que decorreu pela primeira vez em Toronto, em novembro, e a participação, desde 2012, no International Festival of Authors, com a presença de escritores portugueses como José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Rui Zink, com o patrocínio do instituto Camões. 

"O nome do instituto Camões acaba por estar presente em eventos culturais com uma abertura muito maior e um público muito diversificado", salientou.

Outra das valências daquele Centro de Língua Portuguesa é a sua biblioteca, que está disponível não só para os alunos do centro, mas também para toda a comunidade. 

Um dos grandes objetivos "é a promoção da leitura", disse, com a coordenação do ensino a trabalhar de "muito perto com as bibliotecas públicas de Toronto", a oferta de minibibliotecas às escolas e a proposta de diferentes iniciativas de incentivo à leitura.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados