Açoriano Oriental
Centro de Artes Contemporâneas distinguido com Prémio FAD de Arquitetura
O edifício Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, projetado pelos arquitetos João Mendes Ribeiro, Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, foi distinguido com o Prémio Fomento de las Artes e del Diseño (FAD) de Arquitetura.
Centro de Artes Contemporâneas distinguido com Prémio FAD de Arquitetura

Autor: Lusa/AO online

Anunciados na quarta-feira à noite em Barcelona, os prémios FAD de Arquitetura e Interiores são concedidos pela associação ArquinFAD a pessoas e entidades que tenham apresentado obras terminadas durante o ano anterior em Portugal e em Espanha.

Elogiado como um "projeto ambicioso que a arquitetura tornou possível", o Centro de Artes Contemporâneas foi inaugurado em março de 2015 na Ribeira Grande, ilha de São Miguel.

O edifício está instalado na antiga Fábrica do Álcool da Ribeira Grande, do século XIX, e o projeto foi assinado pelo atelier de João Mendes Ribeiro com o coletivo Menos é Mais Arquitectos, agora distinguido com o Prémio FAD.

"A maneira cuidada de usar e combinar os materiais contribuiu para a subtil alquimia que faz desta casa das artes um local acolhedor", afirmou o júri a propósito do centro cultural.

A reabilitação do edifício, orçada em 13 milhões de euros, já tinha valido aos arquitetos uma nomeação para o Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe.

O Centro de Artes Contemporâneas representa ainda Portugal na lista finalista ao prémio internacional de arquitetura, lançado pelo Royal Institute of British Architects.

Além da categoria de arquitetura, foram ainda atribuídos, por exemplo, os prémios FAD de Interiores, para três estações de metropolitano de Barcelona, "Cidade e Paisagem", para o Mirador da Pedra da Rá, na Corunha, e "Intervenções Efémeras" para "Exposición Espècies d'Espais-MACBA".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados