Açoriano Oriental
Central iraniana só vai funcionar em finais de 2008
A primeira central nuclear iraniana para produção de electricidade, que está a ser construída pela Rússia, só deverá entrar em actividade em finais de 2008, de acordo com notícias hoje divulgadas pela imprensa russa.

Autor: Lusa/Ao online
“Posso dizer com segurança que a fábrica não vai funcionar antes do final de 2008”, disse Sergei Shmatko, presidente da Atomstroiexport, a construtora que está a edificar a central nuclear no porto de Bushehr, no sul do Irão, citado pelas agências ITAR-Tass, RIA Novosti e Interfax.

    A Rússia enviou segunda-feira para o irão o primeiro carregamento de combustível nuclear, preparando o arranque da central, que tem um reactor de água leve capaz de produzir 1.000 megawatts.

    As autoridades norte-americanas anunciaram na segunda-feira apoiar a decisão da Rússia de fornecer urânio enriquecido ao Irão desde que Moscovo recolha o combustível usado para reprocessamento, como definido no acordo entre os governos russo e iraniano.

    A posição de Washington representa um avanço relativamente à anterior decisão de tentar dissuadir Moscovo de fornecer o combustível.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados