Central iraniana só vai funcionar em finais de 2008


 

Lusa/Ao online   Internacional   20 de Dez de 2007, 07:40

A primeira central nuclear iraniana para produção de electricidade, que está a ser construída pela Rússia, só deverá entrar em actividade em finais de 2008, de acordo com notícias hoje divulgadas pela imprensa russa.
“Posso dizer com segurança que a fábrica não vai funcionar antes do final de 2008”, disse Sergei Shmatko, presidente da Atomstroiexport, a construtora que está a edificar a central nuclear no porto de Bushehr, no sul do Irão, citado pelas agências ITAR-Tass, RIA Novosti e Interfax.

    A Rússia enviou segunda-feira para o irão o primeiro carregamento de combustível nuclear, preparando o arranque da central, que tem um reactor de água leve capaz de produzir 1.000 megawatts.

    As autoridades norte-americanas anunciaram na segunda-feira apoiar a decisão da Rússia de fornecer urânio enriquecido ao Irão desde que Moscovo recolha o combustível usado para reprocessamento, como definido no acordo entre os governos russo e iraniano.

    A posição de Washington representa um avanço relativamente à anterior decisão de tentar dissuadir Moscovo de fornecer o combustível.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.